Boom de armazenamento de energia entra em overdrive

Boom de armazenamento de energia entra em overdrive

A queda contínua dos custos da bateria e o aumento da capacidade e uso de energia limpa deverão resultar em um armazenamento global de energia estacionária nas próximas duas décadas, o que exigirá investimentos totais de até US $ 662 bilhões.

Essa é uma das principais conclusões do último relatório sobre novas energias da empresa de pesquisa BloombergNEF (BNEF) publicado esta semana.

Espera-se que as instalações de armazenamento de energia em todo o mundo cheguem a 1.095 GW, ou 2.850 GWh, até 2040, em comparação com uma modesta implantação atual de apenas 9 GW / 17 GWh a partir de 2018, de acordo com as últimas previsões da BNEF.

Não é novidade que o principal impulsionador da explosão da instalação de armazenamento de energia será, adicionalmente, a queda dos custos das baterias de íons de lítio, o que dará uma justificativa financeira para usos adicionais de armazenamento e instalação de armazenamento estacionário de energia.

Os custos das baterias de íons de lítio caíram em impressionantes 85% entre 2010 e 2018, segundo BNEF, já que espera que os custos da bateria diminuam pela metade por quilowatt-hora até 2030, graças à crescente demanda em dois mercados – armazenamento estacionário e veículos elétricos ).

No relatório de armazenamento de energia deste ano, a BNEF elevou suas estimativas de investimentos globais em armazenamento em mais de US $ 40 bilhões, disse Yayoi Sekine, analista de armazenamento de energia da BNEF e co-autor do relatório. A outra grande mudança nas previsões da BNEF este ano é que os analistas agora acham que a maior parte da capacidade de armazenamento de energia será “em escala de utilidade, e não atrás do medidor, em residências e empresas”.

Geograficamente, a Coréia do Sul é a atual líder de mercado, mas em breve cederá a coroa à China e aos Estados Unidos, que serão os dois principais mercados de armazenamento de energia daqui a duas décadas. Índia, Alemanha, América Latina, Sudeste Asiático, França, Austrália e Reino Unido serão os outros principais pontos de instalação de armazenamento de energia, de acordo com a BNEF.

Baterias mais baratas também levarão a mais aplicações de baterias nos sistemas de energia do mundo, incluindo o envio de eletricidade renovável para a rede e um pico no sistema de energia a granel para lidar com picos de demanda, sugere a análise da BNEF.

“No curto prazo, as energias renováveis ​​mais a armazenagem, especialmente a solar-plus-storage, tornaram-se um dos principais impulsionadores da construção de baterias. Esta é uma nova era de energias renováveis ​​dispatchable, baseada em novas estruturas de contrato entre o desenvolvedor e a rede ”, disse Logan Goldie-Scot, chefe de armazenamento de energia da BNEF, comentando o relatório.

No início deste ano, John Deutch, professor do MIT, sugeriu que um sistema híbrido de geração de eletricidade renovável, que combina energia eólica, solar e armazenamento, poderia se tornar competitivo com a eletricidade fóssil mais barata dos Estados Unidos – geração de gás natural de ciclo combinado.

No ano passado, várias empresas delinearam planos para construir sistemas solares e de armazenamento em todo o mundo – da Austrália ao Arizona e ao coração do canteiro de petróleo do Permiano, no oeste do Texas.

À medida que os custos de geração de energia renovável e de baterias continuam a cair, as concessionárias de energia visam combinar os parques solares com o armazenamento de baterias, como forma de aumentar a previsibilidade da geração de energia renovável. Assim, as empresas de geração de energia lançaram uma competição global não oficial para quem construirá a maior instalação de armazenamento e energia solar do mundo.

De acordo com o relatório da BNEF, o aumento exponencial da eletricidade de fonte renovável e o uso de EV transformarão os sistemas globais de energia e o setor de transporte, impulsionando a demanda por armazenamento de energia.

A energia eólica e solar é responsável por quase 40% da geração mundial de eletricidade em 2040, em comparação com apenas 7% atualmente. Ao mesmo tempo, os VEs poderiam representar um terço da frota mundial de veículos de passageiros até 2040, acima de 0,5% atualmente, estima a BNEF.

“O relatório conclui que o armazenamento de energia se tornará uma alternativa prática para a geração de eletricidade de nova geração ou reforço de rede”, segundo os analistas.