luxury car rental company dubai cheapest car rental company in dubai car rental dubai airport car rental for a week ucr car rental dubai cheap car rental turin airport hire driver with car dubai cheap car rental czm dubai car rental company cheap car rental chiang mai great dubai car car lift from ajman to dubai rent a car jobs in dubai with salary vip luxury rent a car car hire brackenfell world gate rent a car rent a car damascus street dubai car rental weekly dubai rent a car ferrari price cheap car rental ham car rental in lisbon aroma rent a car in dubai tesla for sale in dubai maktoum bridge salik free time car rental hawaii rent a car dubai dubizzle cheap car rental kuala lumpur airport porsche car hire dubai

Consumo cresce 2,9% em maio, relata EPE

Consumo cresce 2,9% em maio, relata EPE

Mercado cativo apresentou aumento de 1,2% em maio e queda de 3,2% em 12 meses, o consumo livre aumentou 6,5% no mês e 12,5% em 12 meses

O consumo de energia na rede totalizou 39.143 GWh em maio, volume 2,9% superior ao do mesmo mês de 2017. De acordo com dados da Empresa de Pesquisa Energética, publicados na Resenha Mensal, puxaram este resultado as regiões Sudeste com crescimento de 3,8% e a Sul que apresentou aumento de 8,8% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Já no acumulado do ano o crescimento atingiu em maio 1,5%, enquanto que em 12 meses, a expansão foi de 1,4%.

O mercado cativo das distribuidoras apresentou aumento de 1,2% em maio e queda de 3,2% em 12 meses, o consumo livre aumentou 6,5% no mês e 12,5% em 12 meses. O número de unidades consumidoras de eletricidade cresceu 1,8% em maio, em relação a esse mês de 2017.

Na classe industrial, o avanço foi de 3,3%, quinta taxa positiva no ano. Todos os 10 setores que mais demandaram energia elétrica em maio tiveram desempenho positivo, sendo os maiores nos ramos automobilístico (13,4%) e químico (5,4%). Por região geográfica do país, tiveram alta: Sudeste (7,5%), Nordeste (5,4%) e Sul (3,0%); e queda: Norte (19,1%) e Centro-Oeste (1,6%).

O consumo da classe residencial somou 11.229 GWh, crescimento de 2,9%, com destaque para a região Sul com 14,2%, que participou com cerca de 70% no acréscimo de 317 GWh sobre o consumo nacional do mesmo mês no ano passado. A ocorrência de dias com temperaturas altas, pouco comuns nesse período na região, levou ao aumento na demanda de eletricidade para climatização. No Nordeste, o consumo residencial de eletricidade recuou 2,2%, queda de 1% no Norte, de 5,4% no Centro Oeste e de 2,3 no Sudeste.

O volume de eletricidade consumido pelo segmento comercial foi de 7.473 GWh, nível 3,9% superior ao registrado nesse mês em 2017. As condições climáticas impactaram o resultado principalmente na região Sul do país, que liderou a expansão no consumo de eletricidade no mês com alta de 13,7%, considerando-se o ajuste ao calendário de faturamento necessário em apenas um dos estados da região. Na região Sudeste a alta de 2,6%, houve crescimento de 2,4% no Centro-Oeste, leve aumento de 0,1% no Nordeste e queda de 2,5% no Norte.