nu car rental dubai rent car in ajman cheap car rental worldwide car subscription dubai cheap car rental law rent a car in armenia cheap 2 day car rental cheap car rental lga pickup truck rental near me car hire with driver car rental rome airport quicklease dubai suv for rent dubai sharjah car rental baku currency to inr cheap car rental venice marco polo airport car rental price dubai rental car rewards rent a car dubai with debit card cheap car rental wat dubai sports car rental chevrolet tahoe uae price cheap car rental budapest downtown cheap month car rental

Consumo de eletricidade afunda após medidas de isolamento social

Consumo de eletricidade afunda após medidas de isolamento social

O consumo de eletricidade é um ótimo termômetro para saber como está a atividade econômica de um país. Estudo realizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) mostra que, após as medidas de isolamento social de combate ao Covid-19, o consumo de energia elétrica do Brasil recuou 8%. A carga média que estava na ordem de 70 mil MW caiu para faixa de 62 mil MW. Os dados comparam o consumo de energia entre os dias 1º a 17 de março (antes das medidas do governo) com o período entre 18 de março a 3 de abril. A CCEE alerta que os dados são preliminares e ainda podem sofrer ajustes por parte dos agentes.

Em vídeo publicado na internet, o presidente da CCEE, Rui Altieri, explica que apesar das pessoas estarem mais tempo em casa, o aumento do consumo residencial não foi suficiente para compensar as variações negativas das classes comercial e industrial. O consumo no mercado livre registrou queda de 10%, considerando os mesmos períodos de comparação. No mercado regulado, a queda chegou a 7%.

O estado do Rio Grande do Sul foi o que apresentou a maior queda no consumo de energia desde que as medidas de isolamento social para contenção da Covid-19 começaram a vigorar no país, com redução de 17%. Os estados de Santa Catarina, Alagoas e Sergipe registraram queda de 14% na demanda elétrica, enquanto o Ceará registrou uma diminuição de 12%. O levantamento não inclui os dados de Roraima e Acre. Clique aqui para ver o estudo completo.

Considerando o consumo de energia no Brasil, por ramo de atividade, os segmentos de veículos e têxteis mantiveram as maiores quedas no mercado livre, na comparação com a análise divulgada na semana passada. O setor automotivo teve queda de 45% no período analisado. Já o setor têxtil apresentou redução de 34%, enquanto o segmento de serviços teve redução de 32%.

Considerando o consumo registrado no dia 3 de abril, esses mesmos setores apresentaram os piores índices, alcançando uma queda de 75% no setor automotivo, 52% no setor têxtil e 39% no segmento de serviços.