lincoln car rental in dubai rent a car offer car rental dublin bahrain rent a car exotic cars rental in dubai elite rentals car hire london waterloo family car rental dubai sports cars rental in dubai pre owned cars al ain car rental dubai best price lamborghini suv price dubai cheap convertible car rental christchurch best place to rent a car in dubai bur dubai cheap rent a car car rental business bay dubai turbo car rental dubai legend car rental al quoz short term rent abu dhabi sultan majid rent a car dubai cheap car rental chicago o hare cheap car rental ras al khaimah rak customer care number osr mall imperial car rental suzuki price in uae luxury plate dubai rent a car in business bay dubai cheap car rental agu

Consumo de energia despenca 3,5% em fevereiro, informa CCEE

Consumo de energia despenca 3,5% em fevereiro, informa CCEE

Queda foi verificada tanto no ambiente cativo quanto o livre, se desconsiderado os efeitos das migrações de cargas.

Em fevereiro, o consumo de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) alcançou 62.454 MW médios. O resultado representa uma queda 3,5% quando comparado à igual mês em 2017, informou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em boletim divulgado nesta sexta-feira, 2 de março.

Analisando o desempenho por ambiente de contratação, verifica-se que o consumo no mercado regulado atingiu 43.779 MW médios, resultado 6,5% inferior na comparação anual. Descontado o movimento de migração de clientes do ambiente cativo para o mercado livre, a queda seria de 4,6%.

O consumo no mercado livre (ACL), por outro lado, apresentou elevação de 4,2%, número que incorpora o efeito da migração de cargas do mercado cativo. Sem o efeito dessa migração na análise, o ACL registra queda de 0,7% no consumo.

Não consta no boletim os motivos que levaram a queda no consumo de energia elétrica no país em fevereiro. Na semana passa, contudo, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a temperatura verificada ao longo deste ano foi mais amena do que em fevereiro de 2017. O clima tem efeito direto no consumo de eletricidade devido ao uso mais intenso de condicionadores de ar e ventiladores no Verão.

GERAÇÃO
A geração de energia no SIN, em fevereiro, somou 65.798 MW médios, queda de 3,1%, em relação ao mesmo período de 2017. A geração térmica ficou praticamente estável (+0,3%), enquanto a produção das usinas eólicas (-4,2%) e hidráulicas (-3,9%), incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas, foi menor quando comparada à geração obtida em fevereiro de 2017.

A CCEE também apresenta estimativa da produção das usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia – MRE, em fevereiro, equivalente a 113% de suas garantias físicas, ou 51.562 MW médios em energia elétrica. Para fins de repactuação do risco hidrológico, o percentual é de 94%.