Consumo de gás natural no Brasil melhora, mas segue abaixo de 2019, diz Abegás

Consumo de gás natural no Brasil melhora, mas segue abaixo de 2019, diz Abegás

Por Luciano Costa

O consumo de gás natural no Brasil cresceu 0,6% em setembro na comparação com agosto, ao somar 52,19 milhões de metros cúbicos/dia, mas seguiu distante dos níveis do ano passado, caindo quase 30% ante o mesmo mês de 2019.

Dados da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) nesta terça-feira mostraram maior uso do insumo em base mensal entre indústrias, veículos e comércios, embora esses setores tenham seguido abaixo dos volumes vistos em 2019, antes que a pandemia de coronavírus abalasse o mercado.

Na indústria, que liderou em uso do insumo no mês, houve alta de cerca de 0,5% na demanda ante agosto, embora com recuo de 5% em base anual, segundo os números de Abegás.

As termelétricas, segunda fonte de demanda no período, viram o uso de gás cair 3,3% frente ao mês anterior e cerca de 55% em base anual.

Já as residências, que vinham se mostrando resilientes devido ao aumento no número de pessoas trabalhando de casa em meio à pandemia, também tiveram contração no consumo tanto em bases mensal e anual– de 2,1% e 3,25%, respectivamente, de acordo com a associação.

No segmento comercial, que foi fortemente impactado pelo fechamento de lojas e shoppings em meio a medidas para combate ao vírus, houve novamente um forte salto na demanda em base mensal, de 17,5%, em meio ao relaxamento das restrições.

Na comparação com setembro passado, no entanto, o nível de uso de gás pelo comércio ainda é 21,4% menor.

O presidente da Abegás, Augusto Salomon, destacou em nota o desempenho do comércio, que atribuiu à abertura por mais horas após a flexibilização de restrições, mas disse que o setor “ainda está distante da normalidade”.

Ele também afirmou que o consumo mais tímido da indústria e do segmento automotivo em relação a meses anteriores mostra que a recuperação da atividade nessas áreas “tende a ser mais gradual”.

No setor automotivo, o volume de gás natural veicular (GNV) demandado em setembro ficou 0,8% acima do visto em agosto e 25,7% abaixo do registrado em setembro de 2019.

A Abegás registrou mais de 3,7 milhões de unidades consumidoras de gás natural ativas no mês, o que representa o número de medidores instalados em indústrias, comércios e residências e outros pontos de consumo.

Confira a notícia completa em: https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2020/12/08/consumo-de-gas-natural-no-brasil-melhora-mas-segue-abaixo-de-2019-diz-abegas.htm