Em alta, cogeração pode quase dobrar com cana e biogás

Em alta, cogeração pode quase dobrar com cana e biogás

A cogeração de energia alcançou 20 GW de capacidade instalada no país em junho, puxada fortemente pelo segmento sucroenergético. Mas essa marca poderá quase dobrar apenas com investimentos no retrofit de plantas alimentadas com bagaço de cana e com o aproveitamento do biogás que as usinas de açúcar e etanol podem produzir.

Dados da Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen) indicam que o segmento poderá adicionar até 15 GW em cogeração em até quatro anos.

Isso porque cerca de 150 térmicas que utilizam bagaço de cana não exportam energia excedente ao sistema porque são antigas e precisam de novos investimentos, que adicionariam 11 GW de capacidade instalada.

Além disso, outros 4 GW podem ser gerados por meio do biogás, combustível renovável em alta no momento, e que pode ser obtido por meio da vinhaça e da torta, dois subprodutos da cana.

Confira a reportagem completa em: https://valor.globo.com/agronegocios/noticia/2022/07/19/em-alta-cogeracao-pode-quase-dobrar-com-cana-e-biogas.ghtml