raa car hire cheap luxury car rental las vegas car rental amman jordan mustang for rent in dubai rent a car in egypt cheap car rental kva high car fzco cheap car rental surrey cheap car rental reno al emad car rental car rental christchurch rental in dubai arjan rent fast and furious rent a car dubai cheap rental car portugal cheap car rental west virginia mazda cx5 rental car dubai sports city studio for rent deira rent a car paramount rent a car can i rent a car in dubai with canadian license zero deposit car rental silverstone rent a car cheap rental car apps dubai rent a car lamborghini cheap car rental row

Proposta prevê maior transparência no programa de operação e no PLD

Proposta prevê maior transparência no programa de operação e no PLD

Regulamento em audiência pública prevê participação dos agentes na avaliação dos dados de entrada do PMO.

A Agência Nacional de Energia Elétrica abriu audiência pública para discutir a consolidação de critérios e de procedimentos que deverão dar maior transparência à elaboração do Programa Mensal da Operação Energética e à formação do Preço de Liquidação de Diferenças. Um ponto fundamental da proposta é a criação de comitês técnicos com a participação de agentes do setor para avaliação permanente dos dados de entrada do PMO. As novas regras devem valer a partir de janeiro de 2019.

As reclamações com relação à pouca transparência desses dados era uma das questões mais recorrentes no setor, e a ideia agora é de que os agentes participem do processo desde o princípio. A polêmica envolvendo os programas de operação e de formação de preço é antiga, e esquentava a cada momento em que erros de cálculo levavam à republicação do PLD.

“Um dos méritos da proposta é que ela aproxima o preço da realidade da operação”, explicou o diretor Tiago Correia, relator do processo na agência. Com base nesse princípio, a norma da Aneel sugere considerar as restrições elétricas internas aos submercados que tenham duração mínima de uma semana. Essas restrições impactam na capacidade de intercâmbio de energia entre as regiões e no cálculo do PLD.

O programa de operação do Sistema Interligado é definido mensalmente e coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico. Com o PMO é estabelecido o Custo Marginal de Operação, que serve de base para a definição do valor semanal do PLD pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. O PLD é o preço de referência nas liquidações financeiras do mercado de curto prazo.

A Aneel vai receber contribuições à proposta de 7 de junho a 20 julho pelo e-mail ap026_2018@aneel.gov.br ou no  endereço SGAN Quadra 603 – Módulo I Térreo/Protocolo Geral, CEP 70.830-110, Brasília/DF