São raras oportunidades de salto de patamar econômico como o Brasil tem agora com energia verde, diz Loyola
A palavra em inglês leapfrogging é usualmente dita quando acontece uma mudança rápida que faz com que a empresa, organização ou país alcance um nível mais alto de desenvolvimento. Foi ela que o economista e sócio da Tendências Consultoria Gustavo Loyola usou para descrever como o Brasil pode se beneficiar da urgência por soluções menos poluentes.
“Não são frequentes oportunidades como essas para os países de renda média como o Brasil darem um ‘leapfrogging’, salto de patamar de desenvolvimento econômico”, disse Loyola, durante evento da Amcham.
Ele reiterou que o Brasil vem se posicionando como uma das fontes mais viáveis de energia renovável e biocombustíveis do mundo, graças ao seu potencial de geração solar, eólica e biomassa. “É uma agenda que o país não pode ser apenas um expectador”, aponta.
O economista reitera, contudo, que, para colher os benefícios dessas vantagens comparativas que tem no campo de energia, é necessário que seja feito um dever de casa. Uma das questões é investir em educação e capacitação.
Confira a íntegra da reportagem em https://valor.globo.com/brasil/esg/noticia/2023/07/25/sao-raras-as-oportunidades-para-paises-darem-salto-economico-como-o-brasil-tem-agora-com-energia-verde-diz-loyolala.ghtml
25/07/23
Valor Econômico