Térmicas a carvão no Sul pesam nas emissões de carbono da energia elétrica no Brasil, mostra estudo

  • Home
  • Noticias
  • Notícias
  • Térmicas a carvão no Sul pesam nas emissões de carbono da energia elétrica no Brasil, mostra estudo

Térmicas a carvão no Sul pesam nas emissões de carbono da energia elétrica no Brasil, mostra estudo

As térmicas a carvão foram os destaques em emissões de gases de efeito estufa no ano passado na geração de energia elétrica no Brasil, seguidas pelos empreendimentos a gás natural.

O balanço anual dos efeitos do setor na poluição consta do 3º Inventário de Emissões Atmosféricas em Usinas Termelétricas, divulgado pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema).

Com água farta nos reservatórios das hidrelétricas, e a expansão dos projetos de geração solar e eólica, boa parte das termelétricas ficaram desligadas no ano passado, o que levou a uma redução na geração de energia elétrica a base de plantas com combustíveis fósseis. O conjunto das usinas inventariadas totalizou 31,1 TWh (Terawatt-hora) em 2022, frente a 95,7 TWh, ou seja, uma queda de 67%.

Com isso, o conjunto da geração termelétrica fóssil brasileira voltou a representar os mesmos 10% da geração na matriz elétrica de 20 anos atrás.

Confira a íntegra da reportagem em https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2023/10/termicas-a-carvao-no-sul-pesam-nas-emissoes-de-carbono-do-brasil-mostra-estudo.shtml#:~:text=As%20t%C3%A9rmicas%20a%20carv%C3%A3o%20foram,empreendimentos%20movidos%20a%20g%C3%A1s%20natural.

 Folha de S. Paulo
19/10/23