Uma agenda de energia: 8 propostas para alavancar o setor

Uma agenda de energia: 8 propostas para alavancar o setor

A inserção de 8 GW de termelétricas na lei de capitalização da Eletrobras é forte concorrente ao posto de pior política pública da história. Pelo mérito, é impossível explicar a construção de gasodutos que saem do litoral e vão para o interior, seguida da expansão de capacidade de transmissão para levar tal energia cara e poluente de volta para os centros de consumo. 

O próprio governo estimou que o custo destas termelétricas somados a outros 2 GW de PCHs compulsórias será R$ 50 bilhões maior do que a alternativa com fontes renováveis, aumentando em 160% as emissões de gases de efeito estufa sem nenhum benefício adicional para a segurança de suprimento. 

A avaliação é do fundador da Omega Energia, Antonio Bastos Filho, em artigo em que também defende a energia renovável como motor para o crescimento do país, a redução de preços via competição e liberdade de escolha, e o fim dos subsídios desnecessários como alternativas para a alavancagem do setor.

Confira o artigo na íntegra em https://braziljournal.com/opiniao-uma-agenda-de-energia-8-propostas-para-alavancar-o-setor/

Brazil Journal
23/05/23